Texto: Eclesiastes 3.1-8

Nós seres humanos precisamos de um propósito para continuar vivendo.

Não é possível vivermos sem propósitos, sem objetivos, sem metas, ou seja, sem projetos. Contudo, o que mais se torna impossível para qualquer pessoa é viver sem uma função. Precisamos dar o verdadeiro sentido aos propósitos estabelecidos por Deus durante a nossa existência. Como esclarece a Palavra de Deus tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Existe tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Eclesiastes 3:1-8

Tudo tem um tempo determinado e um propósito debaixo do céu.

Vamos buscar em Cristo uma reflexão a respeito dos propósitos que devemos observar!

Vamos ver algumas áreas importantes da nossa vida humana para que os propósitos possam ser cumpridos e nós existirmos como seres humanos.

Como ser humano qual o nosso propósito?

O ser humano sem Deus vive sempre a perguntar “De onde viemos? Para onde vamos?”.

São perguntas que estão sendo feitas de geração a geração e que são respondidas com várias teorias, a maioria delas afasta qualquer propósito divino. O que é uma pena!

Tudo isso que existe, uma mera obra do acaso que irá se extinguir, sem propósito para ter começado, sem propósito para terminar?

Mas aqueles que têm fé em Deus não pensam assim.

A Palavra de Deus diz: (Efésios.1.11-12). “Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória”.

Se você “espera em Cristo”, seu propósito como ser humano é existir para o “louvor da glória de Deus”. Esse o seu propósito primordial.

Há, contudo, outros propósitos na sua vida. Veremos a seguir.

Os nossos propósitos na família estão determinados por Deus.

A Maioria das famílias está se desfazendo, e as pessoas estão infelizes porque, os homens não cumprem suas funções de homens, as mulheres não vivem dentro do propósito da esposa e os filhos não respeitam os pais que estão perdidos em suas identidades e os quais são os grandes responsáveis para essa geração que ai esta sem identidade.

Lares cada vez mais disfuncionais porque as pessoas não cumprem seus propósitos.

O maravilhoso apóstolo Paulo definiu bem esses propósitos:

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. (Ef 5.21)

Mulheres sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, (Ef 5.22)

Maridos amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela… (Ef 5.25)

Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo (Ef 6.1)

Os modernos modelos de família em que pais e mães são tudo a mesma coisa, não é o padrão bíblico.

Isso não mudou com os novos tempos, são princípios devem ser respeitados!

Qual o seu propósito na igreja?

Como cristão você tem um propósito na igreja. Não foste chamado para ser um crente contemplativo, sem dons, que apenas observa enquanto os outros servem ao Senhor com as capacidades que o Espírito Santo lhes concedeu…

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. (Romanos 12:4-6)

Como cristãos precisamos descobrir (ou redescobrir) quais são os nossos dons, as nossas funções, pelo menos uma, dentro do corpo de Cristo e colocar em ação.

Se não fizer isso estará em rebeldia contra Deus e prejudicando o desenvolvimento da igreja. Venham conversar a respeito disso.

Qual o  seu propósito no mundo?

Nós não estamos aqui por acaso. Este mundo precisa de você. Jesus afirmou que os seus discípulos tinham uma função, um propósito neste mundo.

Lembre-se do que ele disse:

(Mateus 5:13-16)”Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, só serve para ser jogado fora e pisado pelos homens. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado e assim ilumina a todos os que estão na casa. “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Se você não cumprir o seu propósito, nas palavras do próprio Jesus, você “para nada mais presta”! O que você vai fazer a respeito?

Como em uma máquina todas as engrenagens têm uma função específica, assim você também tem o seu propósito na sua existência, na sua família, na igreja, no mundo. Sem propósito você perde a razão de viver.

Muitas pessoas que desistem de seus propósitos desistem também de continuar vivendo, deixa de sonhar, perde a esperança.

Você deve tomar uma decisão de voltar a viver com propósitos, e fazer isso dentro da vontade de Deus.