QUAL  A VERDADEIRA FUNÇÃO DOS LEVITAS NA CASA DO SENHOR?
Vamos buscar a resposta a  essas perguntas na Palavra de Deus  para entender onde tudo começou.

(Gênesis 29.34)…

Através desse texto podemos descobrir o significado do nome Levi, significa unir, observem que essa união referida no texto é a união do esposo com a esposa.

Concluímos que o levita  vem do nome Levi e é responsável por unir a Esposa (igreja) ao Esposo (o Senhor)…

E ai está usando o dom de Deus unindo o que a quem?

(Números 3.5-8 )

Muitos dizem serem levitas, mas não sabe a responsabilidade tremenda que um levita tem, se soubessem não se auto-intitulariam como tais.
A ordem do Senhor dada a Moisés era  que: os levitas não só ministrariam no tabernáculo, mas, também cuidariam dos utensílios do Tabernáculo, ou seja, a função de um levita não é  apenas cantar, ou tocar, mas, também ter cuidado com tudo que se refere ao tabernáculo.

O ato de ministrar vai muito além de notas musicais perfeitas em suas melodias ou de vozes perfeitas que encantam multidões.

Ser um levita é ter sobre os seus ombros a responsabilidade de estar à frente do povo de Deus não só levando-os a adoração, mas também os abençoando assim como o pastor.

Foi aos levitas que  Deus confiou este ministério que o levem com temor e tremor diante de Deus, onde quer que estejam não como instrumentistas e cantores apenas, mas como profetas, profetizando a vida por meio do louvor, na casa do Senhor.

Ser um levita é acima de tudo adorar a Deus com todo seu ser e ser fiel a ele em todo tempo.

Cada atitude, cada pensamento, cada momento na vida de um levita deve ser voltado para realização da vontade do Pai.

Não somente com cânticos, mas, também, com danças os levitas buscam estar em comunhão com o Pai sem deixar que as atitudes mundanas façam parte de suas vidas e de seus modos.

Está na hora de se cumprir a Palavra do Senhor, está na hora dos verdadeiros adoradores começarem a fazer sua atuação sobrenatural por intermédio do poder que vem do trono de Deus.

Infelizmente vêm em nossa mente indagações colocadas por Satanás como:

“Será que eu consigo ser como ‘fulano’? Será que ele não tem uma comunhão natural com Deus? Será…? Será…?” Com todas essas perguntas rondando a mente dos levitas eles não têm discernimento, muitas vezes, para perceber que isso é apenas uma cilada que Satanás prepara na mente dos escolhidos do Senhor.

O plano de Satanás é frustrar os planos de Deus para todos os cristãos e para todos os habitantes da terra, pois sabemos que Deus quer que TODOS sejam salvos pelo nome do seu Filho Jesus Cristo.

O Pai sabe que Satanás fará de tudo para que os chamados por Cristo sejam envergonhados, criticados, abalados; mas se nos mantivermos firmes na vontade de Deus, para nós isso não vai passar de um projeto frustrado do inimigo. Satanás vai tentar mais e mais para fazer com que caia nas mais diversas armadilhas que ele puder preparar…

Ele não é onisciente, mas ele tem muitos e muitos anos de vivência

rodando sem rumo na face da Terra e por isso ele tem certo conhecimento dos desejos carnais que agem em nós.

Vocês têm a total liberdade de escolher entre o certo e o errado e sabem muito bem quais são as conseqüências do erro e do acerto.

Muitas das pessoas que foram levantadas na casa do Senhor para atuarem na área do louvor perderam a visão e estão usando seus dons e talentos para seus próprios prazeres em vez de atraírem a presença de Deus para a igreja, estão se ofertando como artistas, como showmans; estão querendo atrair toda a atenção dos ouvintes para si.

Alguns com suas vidas deformadas estão atraindo maldição em vez de bênçãos, estão disputando com outros levitas, causando divisão entre músicos e cantores; com isto se vê que não entendem nada sobre o ministério levita…

Um equívoco é imaginar que o simples fato de cantar bem, com qualidade e até conseguir emocionar pessoas é o bastante ou que esta seja a missão do levita, porém as responsabilidades do Levita são muito grandes e extremamente sérias…

Que você possa saber verificar melhor as situações que estão cercando sua vida de adorador e busque mais a cada dia a intimidade com Deus.

Vigie e aja como um verdadeiro adorador do Senhor Jesus Cristo, buscando apenas honrar em todo tempo o nome do Senhor.

Em (Números 1.47-54).

Nessa passagem podemos observar algumas das funções realizadas pelos levitas e que ainda hoje devem ser realizadas por aqueles que se dizem serem levitas da casa do Senhor:

1-É dever do levita CUIDAR DAS OBRIGAÇÕES PRÓPRIAS DO TEMPLO… (Nm 3.6-9).

Aqui podemos ver que era e é dever do levita zelar pela arrumação da casa do Senhor.

Observem no tempo de Moisés os levitas eram responsáveis por TODOS

OS UTENSÍLIOS DO TEMPLO, e quando tinham que mudar o templo de

lugar, eles eram responsáveis por fazê-lo…

2- Ser levita NÃO é apenas cantar ou tocar, é também SERVIR… Servir a Deus em primeiro lugar e ao próximo também… é saber dividir os afazeres, e é amar trabalhar na causa do Senhor.

3- Ser levita é ser  ZELOSO com os patrimônios do templo, ser OBEDIENTE AOS SEUS PASTORES E AOS SEUS LÍDERES (Nm. 3.9)…

Ao honrarmos aqueles que o Senhor tem colocado como lider, honramos em primeiro lugar a Deus.

4- SER Levita é ser “CARREGADOR E NÃO APENAS TOCADOR DE PIANO”…

Ou seja, ser levita não é um cargo de mordomias, comodismos, e escolhas….antes é um cargo de compromisso, negação do meu “eu”, do meu “conforto”, dos meus “achismos”.

É um cargo de doação, de entrega absoluta, de esforço e de compromisso.

Olha a responsabilidade!…

“A palavra para vocês  é essa: “Santidade ao Senhor”…

“Sou homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios”.

O verdadeiro levita ora para conhecer o coração de Deus e também para conhecer o seu próprio coração, isso para não entrar em tentação.

O QUE TENHO FEITO NA CASA DO SENHOR COMO LEVITA? TENHO CUMPRIDO MEU CHAMADO COM ZELO E AMOR?