Texto: Isaías 43.13 –  “Eu sou Deus e sempre serei. Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que Eu faço.”

Em muitas circunstâncias da nossa vida pensamos que temos o controle de tudo, que resolvemos todos os problemas, decidimos e até estabelecemos formas e meios de acontecer isso ou aquilo.

Isso ocorre na nossa vida, dentro da nossa casa e até em nossa igreja, pensamos que temos o direito de comandar do nosso jeito todas as coisas.

E na maioria das vezes quando algo diferente, daquilo que estamos acostumados acontece, nós resistimos nos opomos, não aceitamos e até criamos situações que deixa clara a nossa oposição ao fato que esta acontecendo ou que ainda vai ou pode acontecer!

A PALAVRA DE DEUS SEMPRE NOS ADVERTE QUE:

Nós podemos estar nos opondo ao agir e ao mover de Deus, numa nova perspectiva. Por isso tenhamos cuidado se não estamos agindo de conformidade com o nosso coração e trabalhando contra o mover de Deus!

Todo cristão em sua trajetória espiritual precisa confiar e crer no poder sobrenatural de Deus! Sua vida não é obra do acaso você é um projeto de Deus. E que Deus deseja executá-lo.

Jacó não sabia disso e por isso buscou por todas as maneiras possíveis conseguir a primogenitura.

Mas no livro de Salmos. 2.7, He.5.5- tu és meu filho, hoje te gerei. No meu entender Deus declara que o filho começa quando é gerado e não quando nasce.

Pela lei da física, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço.

Daí imagine comigo o seguinte: Idealize comigo o útero de Rebeca ao receber o sêmen (e o espermatozóide Jacó velozmente ele se acomoda mais ao fundo, pois o segundo Esaú vem em seguida e se acomoda logo atrás acabou de entrar.

Na hora do parto quem nasce primeiro? O que está na frente (Esaú).

Mas uma vez no meu entender para Deus o primogênito é quem é gerado e não quem nasceu.

Veja em Êxodo. 4.22. Deus diz: Israel é meu filho o meu primogênito.

Logo o que é teu já está protegido! Ninguém impede o que Deus tem para você.

José tentou o mesmo com Efraim. Genesis 48.17-19 José tentou trocar as mãos do pai e colocar a direita sobre Manasses e logo foi repreendido por Jacó.

Olha aqui José já entendendo o agir de Deus. Não se preocupe o que é teu ninguém toma, apenas fique na posição em que foi chamado.

Isaías 43:1

 “…Mas agora, povo de Israel, o Senhor Deus que te criou diz: “Não tenha medo, pois Eu o salvarei; Eu o chamarei pelo seu nome, e você é Meu (LTH). “Ainda antes que houvesse dia, eu sou;…” – “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Outra versão.

Nós sempre pensamos que a solução das situações passa pelas nossas mãos, pela nossa fala, pela nossa maneira de pensar e agir; é do meu jeito que tem que ser! Sempre foi assim e por isso não pode mudar?

O que não podemos esquecer é que Deus é Deus! E isso nós não podemos esquecer!

A solução de nossos problemas precisa passar sim por uma vida de oração, por um compromisso de fé e dependência de Deus, é necessário um compromisso de amor a Deus e ao próximo!

DEUS TEM TUDO SOB CONTROLE: “… e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos” (Is. 43.13).

Cada dia quenós acordamos é Deus dizendo que acredita em nós.

Então amados não vamos preocupar com as perseguições, com os altos e baixos. Todas as coisas contribuem para o bem. Romanos 8.28.

Está com Deus não quer dizer ausência de problemas.

Pois as adversidades são ferramentas a serviço de Deus para a nossa maturidade espiritual e o desenvolver da nossa fé. E só passamos pro isso porque somos desobedientes.

Deus, não te livrou da fornalha, mas, te livrou na fornalha.

Deus, não te livrou da cova de leões, mas, te livrou na cova dos leões.

Quem pode fazer por você o que  Deus faz?

Ele te sustentou no deserto, protegeu no perigo, abriu caminho onde não tinha te amou, te perdoou. Não existe Deus como o nosso Deus.

Não podemos tentar tomar o lugar de Deus, não somos o dono da verdade, não temos todas as respostas, não somos heróis muito menos superior a Deus. Leia o que Deus diz para Jô no cap.38-42.

Precisamos sim confiar no poder de Deus, na sua presença constante, e jamais esquecer que tudo, tudo está nas mãos de Deus! Sobre o seu controle.

Nós cristãos precisamos tomar cuidado para não atrapalharmos no agir de Deus!

Quando erramos precisamos saber tomar atitude de arrepender-se e em seguida confessar os nossos pecados ao Senhor. Tiago.5.16.

Como fazia o rei Davi ele era um especialista neste aspecto! 1 Crônicas 21.8 “Então Davi disse: Ó Deus, eu cometi um pecado terrível quando mandei contar o povo. Por favor, perdoa-me! O que fiz foi uma loucura.”

AGINDO DEUS, QUEM IMPEDIRÁ -”… agindo Eu, quem o impedirá?”.

Não te preocupes com o dia de amanhã, não sofra com antecedência. Pois você não sabe o que te acontecerá hoje!

Viva, sorria, cante, abrace, declare seu amor…

Sua vitória está nas mãos de Deus o todo Poderoso Senhor nosso.

Você já é mais do que vencedor. Rm. 8.37 (Você já tem a vitória completa), pois ele já conquistou para ti. Ele nos amou primeiro.

Quem impedirá o agir de Deus?

Deus diz: Quem pode resistir o que eu faço? Ninguém pode escapar do meu poder e ninguém pode desfazer o que eu faço. (Se Deus escolheu está escolhido).

Quem pode ser contra mim? Rm. 8.31-32 Quem pode resistir os meus planos? Rm. 11.33-36 Aqui também tem um alerta para quem tenta fugir de Deus. LER.

Quem impedirá? (Quem se atreve a cair em minhas mãos?)

Pare de fugir de Deus. O teu pecado vai te achar!

Deus age de forma independente. Ele vai me usar se eu estiver disponível para Ele. O que precisamos descobrir é se estamos com Ele ou nos opondo a Ele e ao seu agir.

Para descobrirmos isso é muito simples: basta avaliar nossa vida: Estamos buscando Deus; através das leituras das escrituras; Estamos em oração constante; temos, pensado e falado, agido segundo o querer do Espírito Santo?

Não Tenha dúvida amados que o conhecer da bíblia nos faz conhecer Deus? Deus se revela a nós.

A revelação da Palavra através dos cultos tem ajudado a igreja em todos os aspectos e tem nos aproximado cada vez mais de Deus, como irmão, como família, E COMO A NOIVA DO SENHOR. Por isso não deixe de congregar…

No decorrer da nossa vida cristã, aprendemos muitas coisas que formam nossos valores e estes não estão errados, mas precisam ser ajustados, contextualizados; o que no passado era impossível vermos na igreja.

Hoje com facilidade encontramos: bateria, guitarra, mulher usando calça comprida, etc. Isto são “usos e costumes”.

Portanto os princípios Bíblicos não podem ser quebrados. Alguns pilares que estabelecem nossa fé não podem ser mudados: Deus continua sendo Deus e nós continuamos a ser gente, pessoas imperfeitas que precisam da a sua misericórdia e compaixão, para vivermos segundo a vontade do senhor.  Por isso vamos respeitar e amar uns aos outros! Isto é; não vamos abrir mão de obedecer aos mandamentos de Deus. Sejamos prontos e obedientes só assim seremos imitadores de cristo Jesus e alcançaremos vitoria em tudo.

Pr. Tubal Monteiro